Inscrições para o ENEM vão até o dia 18 de maio

 

Já começaram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que vão até o dia 18 de maio.

Todos os participantes, inclusive os que pediram a isenção da taxa de inscrição no valor de R$ 82,00, precisam cumprir os procedimentos de inscrição. No caso de quem terá de pagar esse valor para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é 23 de maio.

Confira o passo a passo para participar da prova:

1. O cadastro é feito por meio da Página do Participante. Nesse ambiente, o candidato precisa informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de Identidade. Outro dado importante é o número de telefone celular ativo e endereço de e-mail. É por meio desses canais que o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai enviar mensagens e avisos aos candidatos.

2. Depois de preencher os dados pessoais, o candidato precisa indicar se necessita de atendimento especializado, em casos de problemas de audição e visão, candidatas grávidas ou lactantes ou pessoas internadas em hospitais.

3.  Em seguida, é hora de fazer a opção pela língua estrangeira em que prefere responder na prova: inglês ou espanhol.

4. Também é preciso criar uma senha com apenas letras e números. A recuperação é por meio do e-mail ou celular informados.

5. Ao confirmar as respostas registradas, é gerado o boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU) – para o pagamento da taxa de inscrição. Quem não tem direito à isenção da taxa precisa pagar o valor de R$ 82 até o dia 18 de maio em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

6. Assim que o pagamento for registrado, a inscrição é confirmada e pode ser conferida na Página do Participante. Para os candidatos cujo pedido de isenção foi aceito, a confirmação ocorre ao fim do cadastro.