Termina nesta quarta o prazo para transferir, atualizar ou emitir o título de eleitor

Quem pretende votar nas eleições desse ano tem até o dia 9 de maio para transferir, atualizar ou solicitar à Justiça Eleitoral o título eleitoral.

Os eleitores votam neste ano para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O voto é obrigatório no Brasil. Quem completa 18 anos até o dia 7 de outubro (dia do 1º turno) também precisa emitir o título até a data limite. Apenas os menores de 18 anos e os acima de 70 anos não têm a obrigatoriedade de votar. O voto também é facultativo para analfabetos.

Os documentos necessários para levar ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência são: título de eleitor (caso possua), um comprovante de residência (com, no mínimo três meses e, de preferência, em nome do eleitor), um documento oficial de identificação pessoal com foto e o comprovante de quitação militar (para os homens).

Neste ano, a biometria será obrigatória em cerca de 2.800 municípios de todos os estados. Nessas localidades, os eleitores que não fizerem o cadastro biométrico devem ter o título de eleitor cancelado. Ainda, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem não votou nem justificou ausência nas últimas três eleições teve o título cancelado e deve procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.