Alistamento Militar - 2018

  

Os jovens que completam 18 anos em 2018 devem realizar o alistamento militar obrigatório, o que inclui todos os brasileiros do sexo masculino, inclusive aqueles com deficiência física ou mental.

O processo acontece até 30 de junho e pode ser feito via Internet, através do site: www.alistamento.eb.mil.br ou diretamente na Junta de Serviço Militar, localizada na rua Vitório de Marchi, 430, Vila Joest.

Para se alistar via web, é necessário informar apenas o número do CPF. Se for presencial, deve levar certidão de nascimento, comprovante de residência e um documento oficial com foto.

Uma vez feito o alistamento, o jovem receberá um número de registro de alistamento no CAM (Certificado de Alistamento Militar) e poderá verificar, via Internet, se continuará na seleção para uma das Forças Armadas, Marinha, Exército ou Aeronáutica, ou se foi dispensado, no qual recebe o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação).

Quem não fizer o alistamento, fica impedido de se matricular em estabelecimentos de ensino, tirar ou renovar passaporte, ser contratado em empresas ou exercer cargo público, obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liverais, entre outros impedimentos.