Tribunal Superior Eleitoral lança título de eleitor digital

 

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, lançou o E-título, documento digital que pode substituir o titulo de eleitor impresso no dia da votação. A novidade já valerá para as eleições do ano que vem.

O acesso ao E-título pode ser feito por um aplicativo baixado gratuitamente por aparelhos celulares ou tablets por meio da App Store (sistema IOS) e do Google Play (sistema Android).

A versão online apresenta novidades, como informações sobre quitação eleitoral, dados relativos à cadastramento biométrico e endereço do local de votação. Para quem já passou pelo cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, o E-título exibirá a foto do eleitor, tirada na ocasião em que é feita a biometria. O documento também contará com um QR Code para a validação na zona eleitoral.

O documento impresso continuará valendo, lembrando que ao apresenta-lo no dia da eleição, é necessário levar junto um documento oficial com foto. Os eleitores que comparecerem à seção eleitoral com o E-título só precisarão apresentar o documento digital.