Governo Federal lança Carteira de Trabalho Digital

  

O Ministério do Trabalho anunciou o lançamento da Carteira de Trabalho Digital, um aplicativo criado para consultas de informações contratuais anteriores e em vigência, número do PIS, entre outras.

Disponível para sistemas Android e iOS, o aplicativo promete facilitar a consulta aos dados profissionais, funcionando como uma extensão do documento físico. É possível requisitar primeira ou segunda via do documento em papel e tirar dúvidas em sessão de perguntas e respostas.

A nova versão não anula o documento impresso, que continua sendo uma exigência para comprovação junto a empresas e órgãos. O cadastro digital vai permitir um registro online do histórico profissional.

Também será possível fazer o pedido do seguro-desemprego via internet pelo site Emprega Brasil, assim que o trabalhador tiver em mãos todos os documentos necessários para o trâmite. Entretanto, ainda será preciso que ele compareça a um posto do Sine pessoalmente após o preenchimento do cadastro. A solicitação online vai agilizar o processo, reduzindo filas e por que o prazo de trinta dias para receber o benefício começará a contar a partir do cadastro na internet e não após o atendimento presencial.